Plantas comuns que, além de bonitas, purificam o ar que você respira.
Em nosso dia a dia, ocasionalmente, respiramos de ares impuros, principalmente nas grandes cidades e metrópoles, Mas você sabia que com algumas plantas, que ocupam o mínimo espaço, dentro de sua casa, você pode tornar o ar que respira muito melhor. Isso acontece porque algumas plantas, em seu processo de respiração celular, além de retirar o CO2 (gás carbônico) da atmosfera, ainda acaba liberando poluentes benéficos ao meio ambiente, como: o benzeno, o formaldeído e o tricloroetileno.
A seguir vamos citar nomes de plantas que fazem isso e suas características mais interessantes.
Samambaia
Samambaias são plantas pteridófitas, no qual não produzem sementes ou frutos como forma de propagação e germinação de novas samambaias, e sim, se reproduzem através de seus esporos, que, liberados ao ambiente para que quando seja adepto, ele germine. Mesmo as samambaias tendo características bem simples, ela é capaz de filtrar até o MERCÚRIO, um metal denso prejudicial a nossa saúde.
Antúrio
Antúrios são plantas muito usadas para decoração e ornamentação de espaços, mas você sabia destas características que ele possui? Os antúrios possuem cores chamativas e de tons escuros, para que chame a atenção de insetos. Mas, além disso, suas “flores”, geralmente de cores avermelhadas, amareladas, esverdeadas, etc., não são flores, em sua mais pura definição do termo. São, na verdade, espatas, que visam proteger a estrutura da planta de futuros “predadores”. Por fim, além de toda sua beleza, ele ainda pode filtrar e eliminar substâncias, como: amônia, formol, tolueno (presente em colas, tintas, materiais de limpeza e gasolina) e o xileno (usado em solventes).
Crisântemo
Crisântemos são espécies de flores aromáticas muito conhecidas pelas pétalas de suas folhas e a estrutura em geral da planta, como o caule e suas diversas colorações. Além disso, estas plantas são capazes de soltar um aroma que pode ser sentido de longe. Isso também colabora para sua polonização. Em alguns lugares, como a Espanha, estas plantas são relacionadas ao Dia de Todos os Santos, data comemorativa da Igreja Católica comemorada no dia 01/11 de todos os anos. Sua estrutura é muito comum, no entanto, estas plantas fazem um trabalho no quesito de filtragem e aromatização do ar.
Lírio-da-paz
O lírio-da-paz é uma planta ótima para se ter em casa, já que suas flores não crescem de forma exorbitante, tendo como haver um controle. Suas características são o que a tornam mais incríveis, já que são graças a suas folhas e seu pendão, como popularmente conhecido, que fica conectado com o caule da flor e permanecendo sob a folha, como uma forma de “proteção”. Sua capacidade de absorção de impurezas do ar também vão de simples fumaça de cigarro à amônia e tolueno.
Clorofito
O clorofito é uma ĺanta de rasteira, de pequeno porte. Também pode ser encontradas com listras em colorações mais amarelas ou brancas. Desta lista, esta pode ser a planta com a estrutura mais simples, mas em um estudo feito pela NASA , ela é considerada uma das plantas mais potentes no quesito purificação do ar no ambiente doméstico, dá pra acreditar? Umas das substância que podem citar são o monóxido de carbono e xileno.
Gerbera
Gerbera, uma flor conhecida por seus diversos tipos e tons de cores. Esta flor, além de ser uma das flores mais práticas e fáceis de serem cuidadas, ela ainda possui significados em diversas partes do mundo relacionados a seus cores. Além de muitas de suas características incríveis, a Gerbera também não fica de fora na hora de deixar o ambiente mais limpo e até perfumado, já que o cheiro de suas pétalas desperta a atenção de muitos admiradores. Dióxido de carbono é uma destas substâncias, além disso, ela ainda emite uma maior quantidade de gá oxigênio a noite.
Espada-de-são-jorge
Espada-de-são-jorge, planta nativa do continente africano, que ficou conhecida mundialmente graças ao seu aspecto. Utilizada mais como uma forma de ornamentação, a, também conhecida como espada-de-ogum, possui características que a permitem serem usadas em diversas atividades. Apesar de ser considerada tóxica, principalmente suas flores, as folhas da espada-de-são-jorge é usada a fim medicinal. Trata dores de ouvido e ainda picadas venenosas de cobras. Além disso, ela absorve substâncias tóxicas como benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno.
“Se todas as plantas e flores fossem encontradas em todos os lugares, o encanto da localidade não existiria. Tudo varia, e isso dá o interesse.”
Richard Jefferies
Deixe seu comentário sobre o post: